McDonald’s diz que batata frita vendida no Brasil é vegana

O McDonald’s publicou, no último dia 20, uma série de vídeos sobre como são feitas suas batatas fritas nos EUA, e ela teve uma grande repercussão, inclusive na imprensa brasileira, principalmente pelo número de ingredientes (são 13, veja a lista abaixo) e por conter alergênicos (glúten e lactose) e ingredientes de origem animal (carne e leite).

Após questionamento do “Veg”, contudo, a assessoria de imprensa da multinacional no Brasil disse que as “world-famous fries” daqui têm origem diferente –e que são preparadas sem qualquer ingrediente de origem animal. (Atualizado: anteriormente, o post tinha a informação –conforme a resposta da empresa– de que não havia “alergênicos de origem animal”)

Foto: mxmstryo/Flickr.com/Creative Commons
Foto: mxmstryo/Flickr.com/Creative Commons

(Parágrafo obsoleto mantido) A empresa não quis esclarecer, contudo, se o acompanhamento leva o “aroma natural de carne bovina”, que supostamente tem carne na composição. (Digo “supostamente” porque, por definição, o aroma não necessariamente precisa ser derivado do que tenta emular. Então um subproduto de milho pode ser –e é– usado para provocar a sensação de outro ingrediente)

A afirmação condiz com a tabela (em PDF) fornecida pela companhia americana na versão brasileira do site.

As McFritas são um dos três “pratos” no cardápio (junto com a salada e o “tomatinho”) livres de qualquer produto potencialmente alergênico: amendoim, corante amarelo crepúsculo, corante amarelo tartazina, gergelim, glutamato monossódico, glúten, leite, nozes, ovo, peixe, pimenta, soja, sulfitos e trigo.

Ao passear pelo site do McDonald’s brasileiro, foi interessante esbarrar com a tabela nutricional (PDF) do cardápio no Brasil. Uma porção grande de fritas tem 412 calorias e  39% da gordura recomendada para um dia inteiro, enquanto os sanduíches Angus Bacon e Big Tasty contêm, respectivamente, 96% e 104% da gordura saturada recomendada para um dia (cada lanche, sem acompanhamentos).

Veja a lista de ingredientes da batata frita do McDonald’s nos EUA:

  1. Batata
  2. Óleo de canola
  3. Óleo de soja
  4. Óleo de soja hidrogenado
  5. Aroma natural de carne bovina
  6. Trigo hidrolisado
  7. Leite hidrolisado
  8. Ácido cítrico
  9. DMS (Dimetilpolisiloxano)
  10. Dextrose
  11. Pirofosfato ácido de sódio
  12. Sal
  13. TBHQ (terc butil hidroquinona)

No vídeo em que apresenta a composição da sua batata frita (assista abaixo, em inglês), o McDonald’s repete alguns ingredientes, como o óleo de canola, porque eles são usados mais de uma vez no processamento das fritas, num total de 19 adições de ingredientes.

Em texto sobre o tema, Fabio Chaves, do portal vegetariano Vista-se, lembra que o TBHQ é uma substância proibida em países como Japão e Canadá (e permitida em baixas quantidades no Brasil e nos EUA) por ser potencialmente cancerígena.

(Originalmente publicado enquanto o blog estava no domínio da Folha, em 03/2/2015)

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s